sábado, 28 de janeiro de 2017

“Chás para a Filosofia”: CONVOCATÓRIA PARA NOVO VOLUME



Histórico da Coleção

A Coleção Chás para a Filosofia do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino - PPFEN do CEFET/RJ teve início na disciplina de Produção Social do Conhecimento, no primeiro trimestre de 2015, por iniciativa do professor Maurício Castanheira.

O título do primeiro livro, votado pelos mestrandos da disciplina foi “Capim Limão: Ensaios sobre produção do conhecimento, material didático e outros textos", e seu tema principal foi a produção de conhecimento e o ensino de filosofia.

O segundo livro da coleção tem como título “Erva Cidreira: Textos sobre produção do conhecimento, produção de material didático e outros ensaios” e passou por um processo semelhante de elaboração, tendo como organizadores Mauricio Castanheira, Taís Silva Pereira e João André Fernandes. Os livros foram subdivididos numa parte com textos de docentes e outra de estudantes com a intenção de discutir a Produção de Material Didático. Como característica da coleção, abrimos espaço para outros temas na sessão “outros ensaios”.

https://pt.scribd.com/document/337798382/Erva-Cidreira

O terceiro volume da Coleção Chás para a Filosofia, o “Camomila: Métodos de Filosofia e outros textos” foi produzido de junho a outubro de 2016 e passou pelo mesmo processo de elaboração, tendo início com os mestrandos inscritos na disciplina “Métodos de Filosofia” do professor Castanheira. 

https://pt.scribd.com/document/337798381/Camomila

No quarto volume “Hortelã: Formação de professores em Filosofia”, organizado por Maurício Castanheira, Felipe Pinto, Rafael Alvarenga e Lourdes Bastos, aprofundamos e sistematizamos as regras de elaboração já traçadas.

Arquivo disponível em breve

Temas dos volumes:

1- Produção de Conhecimento e Ensino de Filosofia

2- Material didático e Ensino de Filosofia

3 – Métodos de Ensino de Filosofia

4 – Formação de Professores em Filosofia.


Processo de Elaboração

Na primeira fase convidamos os autores a apresentarem seus textos e informamos as principais características da coleção e do processo de editoração. 

A Editora Publit (http://www.publit.com.br) publicou os primeiros volumes. Até agora conseguimos manter o valor de R$ 800,00 para obtenção da prova digital e do ISBN. Como ainda não temos verbas das agências de fomento para publicações precisaremos realizar um pequeno rateio, e a cota de cada texto para a editoração deverá ser estipulada. Até agora o professor Mauricio arcou com a maior parte da despesa. Sugerimos uma cota maior para professores do programa e organizadores e uma menor para mestrandos e autores convidados.

A Supervisão dos volumes ficou a cargo do Professor Dr. Maurício Castanheira e do Professor Felipe Pinto. Contará também com uma Comissão de Organização composta por mestrandos e ex-mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia e Ensino - PPFEN do CEFET/RJ: Gabriel Neves, Maria de Lourdes Bastos, Rafael Alvarenga e Wagner Pinheiro.

Será feita uma distribuição dos textos recebidos entre os membros da comissão organizadora que se encarregará de encaminhar para cada autor um pedido de complementação/revisão do capítulo, caso seja necessário, por exemplo, a inclusão de um resumo, palavras-chave ou mesmo uma apresentação do autor(a). As dúvidas são submetidas a toda equipe e para acompanhamento do processo compartilhamos uma pasta no Dropbox.

Na segunda fase são feitas as revisões e o copião do volume. Com a concordância da comissão é enviado para a Editora o arquivo para a produção da primeira prova digital.

Posteriormente, encaminhamos para todos os autores a prova digital com todos os textos para uma revisão coletiva. Enviamos também a planilha da editora com o modelo para preenchimento das correções. A comissão organizadora preenche uma planilha única (que fica na pasta do Dropbox) e que será enviada à editora. Cabe ressaltar (e lembrar aos autores) que a partir dessa fase as revisões serão limitadas, podendo onerar o valor da editoração.

Após as correções, a prova digital definitiva será disponibilizada pela editora e também o ISBN para qualificar a publicação. A aquisição da versão impressa será opcional e o valor de cada livro será proporcional à quantidade de livros encomendada.

Para finalizar o processo precisamos escolher a capa e realizar o levantamento do número de exemplares que cada um pretende encomendar. Enviamos a cópia digital aos autores com o orçamento para os exemplares impressos e também os detalhes para o depósito. Por fim repassamos o dinheiro à editora e eles entregam os exemplares físicos em aproximadamente duas semanas.
Critérios para edição dos textos:

Formato dos textos:

Título

Nome do autor

Apresentação pessoal (formal ou criativa, não deverá ultrapassar uma lauda)

Epígrafe (opcional)

Resumo (apenas em português- de 200 a 250 palavras, com tema, objetivo, método (opcional) e referência).

Palavras Chave

Introdução ou considerações Iniciais

Desenvolvimento

Consideração Final

Referências Bibliográficas

Formato dos Volumes:

Sumário

Apresentação do volume

Prefácio dos organizadores do volume (constando o resumo dos textos)

Apresentação dos autores em ordem alfabética

Textos da Primeira Seção

Textos da Segunda Seção

Outros textos

3- Os textos poderão ser inéditos ou republicados e constar de 08 a 12 laudas, descontados o resumo e a apresentação do autor.

Lembrando que: a confiança e o espírito colaborativo que marcam a história dessa Coleção e continuamos contando com as sugestões e críticas que aperfeiçoem todo esse processo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário